O Grêmio acertou a saída do zagueiro João Lima, de 20 anos, que deixa as categorias de base do clube para reforçar o Fortaleza. O jogador tinha contrato até o fim desta temporada e não chegou a renovar vínculo com o Tricolor Gaúcho. A negociação foi sem custos para a equipe cearense, mas o clube gremista permanecerá com 45% dos direitos econômicos do atleta visando uma futura transferência.
João Lima foi destaque no time sub-20 do Grêmio em 2025. O defensor canhoto somou 33 partidas ao longo do ano, com três gols marcados, e foi titular em competições como a Copinha, o Campeonato Gaúcho da categoria e o Brasileirão Sub-20. A boa sequência chamou a atenção do Fortaleza, que buscava reforçar seu elenco com jovens promissores.

A saída do zagueiro segue um movimento recente do Grêmio de enxugar o elenco. Nos últimos meses, o clube rescindiu contrato com os meias Nathan Pescador e Gabriel Silva, além de liberar por empréstimo Arezo, Carballo e Ronald. A diretoria busca abrir espaço na folha salarial e também dar oportunidades a outros jogadores da base.
Com a transferência, João Lima inicia um novo desafio na carreira profissional ao vestir a camisa do Fortaleza. Já o Grêmio aposta no potencial do zagueiro e mantém parte dos direitos como estratégia de retorno financeiro no futuro, caso o atleta venha a ser negociado em definitivo para outra equipe.

Veja também
- Impasse político no Grêmio teria sido motivo da desistência de Marcelo Marques
- Mano Menezes aposta em reforço do Grêmio para relançar meia arquivado
- Fim de uma esperança! E agora o que será do Grêmio para 2026
- Marcelo Marques desiste da presidência do Grêmio: “É irreversível”
- Gestão Marcelo Marques já tem nome ‘forte’ para comandar o futebol do Grêmio

























