A confirmação das despedidas de Filipe Luís e Rodrigo Caio, do Flamengo, com emocionantes homenagens no Maracanã, no dia 3 de dezembro, foi o início de uma reformulação que o clube já pretendia realizar. Porém, o Rubro-Negro aguardava o início do fim da temporada. Para o agora ex-lateral-esquerdo, as mudanças no elenco são muito necessárias.
— Precisa sim ter essa reformulação, esses jogadores novos vindo para o Flamengo pra competir, pra realmente botar em aperto o Pulgar, Ayrton, Gerson, Arrascaeta… Todos eles precisam sentir que estão com uma ameaça, porque isso eleva o nível -, disse Filipe Luís, em entrevista ao ‘Charla Podcast’.
— Precisa vir gente nova, precisamos sair, eu precisava sair do Flamengo. Lideranças nós temos que trocar, é importante. Outros líderes tem que surgir, que agora não são líderes, mas vão surgir com a nossa saída. Porque isso é natural, é o ciclo da vida -, finalizou.
Além da aposentadoria de Filipe Luís e da despedida de Rodrigo Caio, a diretoria estuda a saída de outros nomes do elenco. Porém, a reformulação do elenco estará sujeita à avaliação de Tite junto com a alta direção do Flamengo. Portanto, a tendência é que nas próximas semanas seja decidido quem fica e quem sai do clube carioca.
Enquanto o técnico Tite e a direção do Flamengo trabalham na reformulação do elenco, os jogadores estão de férias e só voltam a campo no ano que vem. Os atletas tiveram assim 31 dias de descanso e estão programados para voltar a se apresentar no dia 8 de janeiro, no Ninho do Urubu.