O campeonato Goiano de Futebol, organizado pela FGF (Federação Goiana de Futebol) é presente na vida dos goianos desde 1940. Apesar disso, muitas contradições rodeiam esse campeonato e há quem acredite que a sua primeira edição foi só em 1944, deixando ele em sua 80ª edição agora. Esse campeonato é uma peça fundamental do futebol goiano e tem sido amado por todos durante todos esses anos.
Dentre os times de maior destaque está o Goiás Esporte Clube, que acumula títulos. Ele se solidificou com os anos e carrega o maior número de títulos do Campeonato Goiano hoje.
Quem está participando
O Campeonato Goiano de Futebol, também chamado de Goianão, desperta nos goianos o que há de melhor no universo do futebol, deixando-os empolgados para acompanhar cada atualização e cada partida.
Em geral, esse é um campeonato que acontece no início do ano, entre janeiro e abril. Além disso, conta com 12 equipes na chamada primeira divisão. Em 2024 a primeira série do campeonato goiano 2024 está composta por:
● Atlético Goianiense
● Goiás
● Vila Nova
● Goiânia
● Aparecidense
● Anápolis
● Grêmio Anápolis
● CRAC
● Iporá
● Jaraguá
● Anapolina
● Inhumas
Como funciona o Goianão
Na primeira fase os times se enfrentam uma vez cada uma. Ao final dessa sequência de jogos. Os 8 melhores avançam para a próxima fase na classificação de campeonato goiano, enquanto os 2 piores são rebaixados. A partir daí as disputas serão no esquema de ida e volta. Isso irá se manter até a rodada final.
Em 2024, Vila Nova enfrentou o Atlético-GO na final, numa rodada de ida e volta, representando dois dos jogos de campeonato goiano mais emocionantes. Porém, por ter se saído melhor, o Atlético-GO terá vantagem e poderá jogar em casa na decisão final. O primeiro jogo ocorreu no dia 31 de março, onde o Atlético-GO ganhou de 2 x 0. Já no jogo de volta, no dia 07 de abril, ele ganhou novamente, dessa vez de 3 x 1.
Amor do público
O Goianão, sem dúvidas, não acontece muito próximo aos holofotes. Mas isso não abala os jogadores e muito menos os torcedores, que estão sempre ávidos pelas disputas e compensam qualquer ausência de divulgação midiática.
A TV ‘Brasil Central’ é a responsável oficial pela transmissão do campeonato goiano. Em 2024, houveram esforços ainda maiores para uma transmissão do campeonato por instagram e youtube, tornando ele ainda mais acessível para todos que adoram futebol.
Essa transmissão alternativa foi, inclusive, um sucesso, tendo mais de 3 milhões de visualizações no YouTube. Além disso, também houve um significativo aumento dos inscritos do canal.
Crescendo no país
Sempre houve muita dificuldade para os times goianos chegarem à série A, não conseguindo se manter no cenário do futebol brasileiro em posições de destaque, mesmo aqueles times que mostraram maior empenho e futuro promissor.
Apesar disso, o Atlético Goianiense após conquistar o bicampeonato goiano e garantiu o retorno à Série A do Brasileirão. Tudo com muita garra e luta, por caminhos tortuosos. Por sua vez, apesar das conquistas na Copa Verde, o Goiás Esporte Clube caiu para a série B por ter um desempenho considerado ruim em seus jogos.
Gigantes estaduais
São mais de 80 anos de história, com muitos títulos, disputas e emoções envolvidos. Hoje, o time que mais acumulou títulos no Goianão é o Goiás Esporte Clube, com 28 vitórias. Ao longo dos anos ele se mostrou capacitado para dominar as partidas e compreende o campeonato sem dificuldades.
Atrás do Goiás Esporte Clube, mas não menos relevante ou imponente, está o Atlético Clube Goianiense, com 17 títulos e uma trajetória de muita luta para consegui-los. Na história do Goianão ele ganha muitos destaques e sempre é lembrado.
Além desses, diversos outros times acumulam títulos no Goianão, se destacando e mostrando como essa é uma competição de grande importância. A exemplo, temos o Vila Nova Futebol Clube, com 15 títulos, e o Goiânia Esporte Clube, com 14.
Os maiores jogadores
O Goianão cresceu com seus times, mas muito além disso, cresceu com seus atletas. Ao longo de décadas de competição, alguns jogadores conseguiram se destacar de forma significativa ao apresentar um desempenho excepcional. Veja abaixo alguns deles.
● Túlio Maravilha. Túlio teve passagem em diversos clubes de Goiás, assim, fez seu nome e ficou conhecido por sempre conseguir sentir um gol quando estava próximo. Suas jogadas e façanhas em campo são inesquecíveis.
● Baltazar. Em 1978, Baltazar atingiu o recorde de gols marcados no Goianão. Um recorde que ninguém até hoje foi capaz de ultrapassar. Foram 31 gols marcados. Sua incrível habilidade de balançar as redes ficou marcada.
● Uidemar. Ele foi um dos responsáveis pelo sucesso do Goiás nos títulos de 1986, 1987 e 1989. Seu nome é lembrado como um dos gigantes do futebol, um nome que perdura até hoje na boca dos jogadores goianos.
Tradição acima de tudo
Para os moradores locais o Goianão é mais do que uma competição. Ele também é histórico e representa as raízes de um povo. Sem dúvidas, é uma competição de peso que consegue mover toda uma população que se reúne para assistir ao Campeonato. Todo ano essa é uma competição que reúne times de todo o estado e é marcada por emoções fortes e adrenalina.
Leia mais em MightyTips!